quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

COMPONENTES

Abaixo temos uma imagem demonstrativa ilustrando os componentes de um alto-falante e logo a seguir uma breve explicação da importância de cada componente do alto-falante para um melhor entendimento do funcionamento do alto-falante que será explicado posteriormente.

Figura 1: Composição do alto-falante.
http://autosom.net/artigos_user/artigo_20060926142437ArtigoBobinasRev.pdf
30/11/2007

1 - Ímã
O Ímã é fundamental no funcionamento do alto-falante, pois ele fornece o campo magnético permanente presente no entreferro. É composto por um material denominado ferrite. Seu formato é circular com uma abertura central (como um anel).

2 - Peças Polares
As peças polares são a Arruela inferior, a Arruela superior e o Pólo. Foram projetadas para conduzir o campo magnético a fim de posicioná-lo no entreferro, paralelo às arruelas. São feitos de ferro doce e o pólo tem formato cilíndrico.

3 - Entreferro
O entreferro é o espaço que fica entre os pólos e as aberturas das arruelas e do ímã. É onde será colocada a bobina, local de grande concentração do campo magnético gerado pelo ímã permanente.

4 - Carcaça
A carcaça é a base do alto-falante. Feita geralmente de aço ou alumínio. Nela são coladas as peças polares, o ímã, a centragem o cone, ou seja, todos os componentes do alto-falante. Os alto-falantes são determinados se são de 8 ou 10 polegadas de acordo com o tamanho da carcaça e com a determinação da carcaça é que se definem as dimensões dos outros componentes.

5 - Bobina
Chamada de “o coração do alto-falante” é localizada no entreferro, onde fica imersa em um campo. Quando é percorrida por corrente sofre ação de uma força. Como essa corrente é alternada essa força varia a sua direção na mesma freqüência que a corrente. Isso determina o movimento da bobina que também movimenta o cone e com isso gera o som. É normalmente composta por um fio de cobre ou alumínio, enrolado em uma base que pode ser de Fibra de Vidro, Alumínio ou Kapton.

6 - Centragem
Como o próprio nome já diz, a centragem tem como função fixar a bobina centralizada no entreferro eqüidistante ao pólo. Sua “flexibilidade” permite ao cone e a bobina um movimento oscilatório na vertical. Um tecido de algodão especial é o material utilizado em sua confecção.

7 - Cone
Juntamente com a bobina vibram na freqüência da corrente que passa pela bobina, assim movimentam o ar e geram o som. Encontrado normalmente em papel ou em polipropileno. É o maior responsável pela qualidade do som.

8 - Suspensão
A suspensão é uma extensão do cone, normalmente feita de borracha, que é colada na parte superior da carcaça e que também tem a função de manter a bobina centralizada no entreferro.

9 - Guarnição
A Guarnição tem como objetivo selar o contato entre o alto-falante e a caixa, para que não vaze ar e também evitar o contato entre o cone e a borda da caixa, evitando assim alguns ruídos.

10 - Terminais
Os Terminais são uma espécie de porta de alimentação do alto-falante, por onde entra a corrente alternada que comandará o movimento do mesmo.

11 – Cordoalha
São os condutores que levam o sinal recebido nos terminais à bobina. Seu comprimento é normalmente um pouco maior do que o necessário para que não se rompam quando a bobina e o cone se movimentam.

Um comentário:

Everson disse...

e como e q se centraliza o ima